Lesões de Cartilagem do Joelho Cirurgias e Evidências
As lesões de cartilagem no joelho são um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades, desde atletas até pessoas mais sedentárias. A cartilagem articular, que reveste as superfícies dos ossos no joelho, desempenha um papel vital na fluidez do movimento da articulação e na absorção de impactos.
Quando essa cartilagem é danificada devido a lesões agudas ou degenerativas, pode causar dor, inchaço e limitação da função do joelho.
A cartilagem articular é um tecido especializado para absorção de impactos e baixo atrito na movimentação, não apresenta circulação sanguínea, assim apresenta baixo potencial de cicatrização, sendo indicado cirurgias de reconstrução/reparo em lesões grandes ou em zona de carga.
Tipos de Lesões de Cartilagem do Joelho
Lesão Focal:
Danos localizados em uma área específica da cartilagem, muitas vezes causados por trauma direto ou lesões esportivas. A cartilagem em volta da lesão apresenta bom aspecto.
Lesão Difusa:
Desgaste e lesões de grande extensão da cartilagem, geralmente ao longo do
tempo, como na artrose.
Tipos de cirurgias para Lesões de Cartilagem
Microfratura e Nanofraturas:
Um procedimento minimamente invasivo em que pequenos orifícios são perfurados no osso subjacente à cartilagem danificada. O estimulo do osso subcondral promove o estimulo de células mesenquimais da medula óssea para o crescimento de um tipo de cartilagem cicatricial para preencher a lesão. Esse tipo de procedimento pode não ser adequado para lesões grandes ou em áreas de carga importante.
Membrana de Colágeno com células mensenquimais MSC-BMA.
Nesse procedimento é combinado uma membrana de colágeno para preencher o defeito da cartilagem, sendo estimulado uma formação de tecido de cartilagem com células mesenquimais da medula óssea. É mais eficaz para lesões maiores e bem delimitadas.
Existem tratamentos com terapias biológicas mais avançadas como o transplante autólogo de condrócitos, mas que nos atuais estudos não mostram superioridade.
Transplante de Osteocondral( Mosaicoplastia)
Nessa cirurgia, uma pequena área de osso e cartilagem saudável é retirada de outra parte do joelho com menos carga ou de um doador e colocada na área danificada de carga. Isso é útil para lesões maiores ou em zona de carga. Por apresentar um tratamento de cartilagem mais estruturado apresenta vantagens e vem sendo muito utilizado com boas evidências.
Existem protocolos como este publicado na Arthroscopy, revista de referencia mundial em cirurgia do joelho, para os tratamentos nas lesões de cartilagens, mas cada caso sempre deve ser avaliado e individualizado pelo ortopedista especialista.
Cada paciente necessita ter um tratamento específico para um ótimo resultado, sendo avaliado diversos fatores como idade, nível de atividades físicas, lesões associadas, estrutura corporal, estilo de vida e muitos outros, consulte um ortopedista especialista em joelho.
O tratamento envolve também todo um cuidado e equipe multidisciplinar, dedicação nas fases de reabilitação, fortalecimento e controle de sobrecarga para bons resultados.