Procedimentos

Dr. Bruno Paschoa Ortopedista - CRM: 26977 RQE: 17048
Imagem Do Título

Colágeno ajuda as cartilagens?

Home  /  Ortopedia   /  Colágeno ajuda as cartilagens?

Colágeno ajuda as cartilagens?

A resposta não é tão simples, vamos buscar entender melhor essa pergunta:
Existem diversos tipos de colágeno no nosso corpo, vão do I até o XII, mas hoje vamos falar principalmente sobre o Colágeno tipo II, que é aquele presente em maior quantidade nas cartilagens articulares.

A idade, os fatores genéticos, metabólicos, vasculares e a sobrecarga da articulação do joelho, a exemplo do que ocorre com obesos, atletas em situações de esforço articular, levam a uma DEGRADAÇÃO INICIALMENTE SUBCLÍNICA da cartilagem devido ao AUMENTO DO ESTRESSE NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO (Condropatia).

 

Degradação inicialmente subclínica da cartilagem devido ao aumento do estresse na articulação do joelho (Condropatia). 

Nessas pessoas, que possuem tais fatores de risco, e apresentam dores articulares, a suplementação com colágeno tipo II e seus derivados apareceu como uma medicação “promissora” ao relatar o aumento nutricional da cartilagem e diminuição da inflamação articular para sustentar uma ação condroprotetora.

Muitos ensaios clínicos realizados com pacientes com dores articulares e osteoartrose (volte ao post anterior para mais detalhes 🤓) mostram relativa eficácia do uso de suplemento de colágeno tipo II na diminuição dessas dores. Além disso, outros estudos, sejam em pacientes com doenças articulares degenerativas ou jovens, entre 18-30 anos, praticantes de atividades física por, no mínimo, 3 horas/semana revelaram diminuição do desconforto articular com a suplementação de colágeno, variando em 5 a 10g/dia, dependendo da condição. No entanto, a literatura médica carece de grandes estudos para demonstrar o real benefício dessa suplementação e muitos desses estudos feitos, menores, podem carregar vieses da indústria farmacêutica. Como bem salientado pelo @dr.fernandocury, excelente colega da UNIFESP, os guidelines atuais como da American Academy of Orthopaedic Surgeons – AAOS e OARSI (Osteoarthritis Research Society International) relatam que não podem recomendar o uso, sendo necessários mais estudos.

A OARSI inclusive reforça que o tratamento principal da artrose e sua prevenção é o tripé EDUCAÇÃO, FORTALECIMENTO, DIMINUIR SOBRECARGA/PESO.

Portanto, a suplementação de colágeno tipo II é uma alternativa que pode ser usada em auxílio no tratamento principal da artrose, podendo ter efeito de diminuição de dor e incerto para condroproteção, não devendo ser usada como tratamento isolado ou como promessa de regeneração. Por isso, apesar de não ter a necessidade de uma prescrição médica para sua compra, é de vital importância que você procure um profissional especializado que possa te auxiliar no tratamento completo do desconforto articular e potencializar seu desempenho.