Dores musculares após a Covid-19
A Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, se caracteriza, sem dúvida, pela sua gravidade, individualmente, em determinados organismos. Pacientes têm procurado ajuda médica e queixam de dores nas articulações e dores musculares pelo corpo, geralmente a maioria após contraírem a infecção por Covid-19. Relatam sentirem dores musculares, uma dor diferente de todas que já sentiram e que deram início após terem Covid-19. Em outros pacientes as dores que já tinham, pioraram ainda mais após a Covid-19. Inclusive até piora de artrose em vários pacientes.
A revista Jama publicou um artigo que mostrou que as dores musculares foram o quinto sintoma mais frequente durante a fase aguda de infecção da Covid-19, (enquanto a doença está em atividade no corpo). O artigo também destacou que dores nas articulações (como nos joelhos) foi a terceira causa mais frequente de sintoma que persiste após a cura da infecção por Covid-19. Ou seja, uma dor que fica como sequela da doença.
Dores nas articulações apareceram em 27,3% das pessoas que tiveram infecção por conta do vírus da Covid-19.
Esse artigo mostrou que as dores musculares e nas articulações do corpo não têm relação com a gravidade da doença. Então, se estiver tendo a doença e esses tipos de sintomas, não significa que sua evolução da doença vai ser pior ou melhor. De acordo com esse estudo, os autores mostraram que a Covid-19 não parece desencadear uma doença reumatológica, tipo artrite reumatoide.
Qual a causa das dores nas articulações e músculos?
A Covid-19 causa a liberação de substâncias que ativam inflamação do nosso corpo, assim, pode desencadear ou intensificar processos dolorosos que tenham como causa da dor, a inflamação. Sendo assim, doenças como artrose, que causam bastante inflamação das articulações, podem ter uma piora dos seus sintomas.
Alguns estudos mostram uma possível relação entre a infecção pela Covid-19 e um tipo de dor chamada dor neuropática. A dor neuropática é um tipo de dor causada pelo aumento da sensibilidade dos nervos do nosso corpo. Assim, o coronavírus aparentemente gosta de infectar não apenas as células do nosso pulmão, mas também podem infectar e causar danos aos nervos do nosso corpo. O coronavírus parece ser tóxico às células nervosas, aumentando a sensibilidade dos nervos do nosso corpo. Resultando no surgimento de muitas dores como sequela.