A dor na parte da frente do joelho, região patelar e dos tendões quadricipital e patelar, é uma das queixas mais comum de dor no joelho e não é normal.
Nessa região a causa da dor se deve principalmente por uma sobrecarga sobre a articulação patelofemoral e nosso mecanismo extensor e, ao longo do tempo, pode causar diferentes tipos de lesões na cartilagem, tendinites e lesões no tendão patelar e quadricipital.
Fatores como o condicionamento muscular, sobrepeso, alterações anatômicas do joelho (joelho valgo, patela alta), alta intensidade de movimentação sobre os joelhos, dentre outros interferem na sobrecarga do mecanismo extensor.
O diagnóstico é realizado através do exame físico; os exames de imagem como a ressonância magnética complementam avaliando lesões de cartilagem e tendão, verificando o tamanho e a profundidade da lesões.
O tratamento inicia-se pela reabilitação a fim de evitar a sobrecarga na articulação. Além disso, a perda e controle do peso auxiliam na diminuição da sobrecarga no joelho.
Medicações anti-inflamatórias são indicadas para alguns casos de dor intensa, fitoterápicos e condroprotetores também tem efeito de melhora da dor e ambiente do joelho. Infiltrações com acido hialurônico quando indicado proporcionam melhor líquido sinovial, lubrificação da cartilagem, diminuição atrito e melhora da dor.
A cirurgia não é comum, sendo indicada em casos específicos ou com outras lesões associadas.
Consulta seu ortopedista para diagnóstico e tratamento correto.
Vida em movimento.
Saúde e perfomance!
Dr. Bruno G. P. Paschoa Ortopedia e Traumatologia Cirurgião do Joelho e Artroscopia